

A variedade de lavagens e cortes das calças jeans femininas faz com que elas estejam nos guarda-roupas de muitas mulheres. Com um altíssimo grau de versatilidade, essa roupa permite que muitas combinações sejam feitas a partir de croppeds, blusas e camisetas, por exemplo, ou seja, são combinações facilitadas, o que a torna um item essencial e, até mesmo, curinga de muitas composições.
Modelos que especificam o comprimento da peça e o tamanho do gancho facilitam a compra, porque é possível verificar de maneira simples qual é a calça jeans que mais valoriza o seu corpo.
Ter uma peça que veste bem e se adequa ao corpo impacta muito na estética e no conforto do look. Modelos com o gancho maior, também conhecidos como cintura altíssima (G6), são ótimos para serem usados com croppeds. Além disso, esses modelos de calças jeans dão ótima sustentação para a parte abdominal, diminuindo as marcações por baixo de blusas.
Opções no gancho G5 ficam excelentes em calças jeans pantalona, por exemplo. Isso porque, além da fluidez característica desse modelo, tem-se o alongamento da silhueta, tornando-se uma excelente opção para pessoas de diferentes estaturas, principalmente quando a peça possui indicações adicionais sobre o comprimento da calça.
Modelos no G4, G3 e G2 correspondem às classificações alta, média e baixa, e são ótimos para quem possui o formato do corpo triangular e não gosta do excesso de tecido na parte próxima à cintura.
Calças no estilo skinny e slim são excelentes opções para quem deseja dar mais destaque para a silhueta, já que possuem modelagem ajustada mais próxima ao corpo. Já o estilo pantacourt, new flare e carrot possuem a ampliação de tecido em regiões estrategicamente pensadas para equilibrar o visual.
Essa variação de modelagem ocorre porque, para além do estilo que cada uma possui — se clássico, criativo ou elegante, por exemplo —, elas também se encaixam de formas diferentes no corpo. Modelos de calças como o tipo mom são mais larguinhos e seguem inspirações da década de 1980 e 1990.
Já o estilo skinny possui maior ajuste no corpo ao longo de toda a peça, principalmente na região do quadril. Combinações feitas com camisa e esse modelo de calça ficam muito harmônicas, dada a estrutura da peça.
Outra calça jeans em alta é o modelo wide leg, que mescla elementos da calça reta e do modelo pantalona, já que une o recorte reto mais próximo ao corpo com a proposta longilínea presente na pantalona. O uso de saltos deixa o look mais elegante e formal.
Alguns modelos de calças jeans femininas já se tornaram clássicos no mundo do jeans e seguem sendo uma opção atemporal para as composições. É o caso dos modelos skinny, slim, reto, mom e pantalona. Contudo, os modelos wide leg, new flare e opções com cintura alta e altíssima seguem sendo as calças mais usadas e procuradas no momento.